12

Breaking News

Ouro Lunar

 Lua dourada ou acinzentada?

Nosso planeta tem um número finito de recursos naturais e, como resultado, começamos a olhar para lugares como a Lua em busca de sustentabilidade. Os metais preciosos, como o ouro, desempenham um papel importante não apenas nas joias, mas também na condutividade.


Como surgiu a Lua?

Embora não tenhamos certeza, a teoria mais popular é que um planeta do tamanho de Marte colidiu com nossa Terra bilhões de anos atrás. A Lua se formou a partir dessa colisão, razão pela qual muitos metais e minerais na Terra também estão em nosso vizinho cósmico.

Algum desses metais ou minerais são caros?

O que forma a Lua?
A Lua tem alguns tipos diferentes de rocha entre suas camadas. As rochas nas áreas mais claras da superfície da Lua contêm vários dos elementos mais leves da Terra, incluindo oxigênio, silício, alumínio, cálcio, magnésio, ferro e titânio. Cavando um pouco mais fundo do que a crosta lunar, os cientistas descobriram que a Lua realmente possui uma série de metais preciosos, como ouro e prata.

O Programa Apollo

Finalmente tivemos a chance de dar uma olhada na Lua mais de perto quando pousamos em sua superfície em julho de 1969. Por meio das seis missões Apollo, os astronautas foram capazes de trazer centenas de quilos de rocha lunar de volta à Terra para estudo. Essas amostras levaram à descoberta de que a composição da Lua corresponde essencialmente à da Terra. No entanto, essas amostras de superfície tinham poucos metais preciosos como ouro e platina. Enquanto estavam na Lua, os astronautas também colocaram sismômetros para medir a atividade do terremoto. Essas medições, junto com o cálculo da densidade da Lua, revelaram muito sobre os elementos que existem abaixo da superfície lunar.

Atingindo a Lua
Em 2009, a NASA lançou intencionalmente um foguete de reforço na superfície lunar, cavando uma cratera. Uma segunda nave veio logo atrás para registrar e medir a explosão. Essa explosão levantou não apenas água, mas revelou metais preciosos como ouro e platina. Faz sentido que esses metais que se ligam bem ao ferro estivessem principalmente no manto rico em ferro.

Quanto ouro tem na Lua?
Até onde sabemos, a Lua tem consideravelmente menos ouro do que a Terra. Isso se deve apenas em parte ao seu tamanho menor, já que de alguma forma a Terra coletou muito mais ouro do que a Lua. Mesmo assim, há especulação de que uma quantidade significativa de ouro pode estar à espreita sob a superfície lunar. É possível que alguns dos asteroides que chegaram à Lua carregassem ouro com eles enquanto viajavam pelo espaço. Com o impacto com a Lua, o metal raro teria afundado bem abaixo da superfície.

O futuro da mineração na Lua
O espaço é certamente uma consideração quando você olha para o futuro da mineração. Dito isso, custaria uma quantia astronômica enviar o equipamento necessário para a superfície lunar e até mesmo iniciar o processo. 
Embora ninguém tenha desenvolvido um plano ainda, as nações estão olhando para a Lua em busca de uma potencial corrida do ouro lunar. Existem algumas teorias sobre como o processo poderia ser possível. Os robôs podem fazer a maior parte da mineração de ouro e outros materiais importantes, reduzindo significativamente os fatores de risco. Com a descoberta de água mencionada anteriormente, há um potencial maior de habitação de longo prazo para humanos na Lua. Estabelecer uma base lunar permitiria que indivíduos vivessem na superfície lunar para construir e manter equipamentos.
A impressão 3D pode permitir a construção mais rápida de máquinas e equipamentos necessários para a mineração. Ainda seria necessário um transporte regular para a Lua para entregar suprimentos e levar metais extraídos para a Terra. 
Empresas como a SpaceX estão trabalhando arduamente para resolver o problema dos custos de lançamento, olhando para foguetes reutilizáveis ​​e combustíveis mais eficientes.
 
Burocracia Lunar
Em 1967, poucos anos antes que o homem chegasse à Lua pela primeira vez, as Nações Unidas criaram o Tratado do Espaço Exterior. Este tratado declara que nenhuma nação pode reivindicar a propriedade de qualquer parte da lua. 
O tratado não menciona nenhuma lei em torno da propriedade privada, levando a duvdas e confusão sobre o que as empresas podem fazer.


Mudanças na paisagem lunar
Existem muitas implicações em explorar a Lua do ponto de vista ético e ambiental. Todos nós temos um grande interesse na Lua. Faz parte da nossa cultura desde o início da era do homem. Há um desejo de garantir que a Lua seja vista da mesma forma pelas gerações futuras. Ninguém quer ver uma lua cheia de buracos. Mesmo que a mineração aconteça na Lua, a boa notícia é que ela teria pouco impacto. Com uma massa de 73 quatrilhões de toneladas, mesmo a remoção de 1 milhão de toneladas métricas de rocha diariamente levaria 220 milhões de anos para esgotar 1% dessa massa. Esse 1% não seria significativo o suficiente para afetar a órbita da Lua ou as marés na Terra.


A Terra está longe de ser o único mundo em nosso Sistema Solar com metais preciosos como ouro. Até a nossa Lua tem ouro suficiente para despertar o interesse das operações de mineração em sua superfície. Não importa quanto ouro possa haver, é essencial que preservemos a natureza de nossa Lua para as gerações futuras desfrutarem.



Espero que tenha gostado do conteúdo, compartilhe, comente, visite minhas postagens e acesse o link de outros blogs meus ele estará abaixo. 
 
Link
Plantar: https://plantarplantas.blogspot.com/
Grandes Frases: https://grandfras.blogspot.com/


Nenhum comentário