Conjunção da Lua dia 18/10/2023, mais supresas
Uma rara conjunção da Lua com a estrela Antares, quase perfeita para formar uma ocultação que ocorre em condições especiais e podem mostrar muitas supresas.
Lua acima o cetro da imagem Antares abaixo da lua (ficou um pouco desfocada porque eu não usei um tripé para poder tirar as fotos com melhor qualidade) e a estrela Tau Scorpii. |
App stellarium |
A melhor época do ano para ver Antares é em 31 de maio, quando a estrela está em oposição com o Sol. Nesse momento, a estrela é visível a noite inteira. Por duas a três semanas do final de novembro, Antares não é visível totalmente devido ao brilho do Sol. Sendo assim uma boa oportunidade para ver sua companheira através de uma ocultação lunar.
UMA PEQUENA COMPANHEIRA
Antares B Com uma magnitude de 5,5, possui somente 0,37% da luminosidade de Antares A, porém é 170 vezes mais brilhante que o Sol. Normalmente é difícil ver Antares B com um telescópio pequeno devido ao brilho de Antares A, mas torna-se fácil ver as duas estrelas com um telescópio com abertura de pelo menos 150 mm. A companheira é frequentemente descrita como verde, mas isso provavelmente é um efeito de contraste. Antares B pode ser observado com um telescópio pequeno por poucos segundos durante as ocultações lunares enquanto Antares A está escondida pela Lua. Isso foi descoberto por Johann Tobias Bürg durante uma ocultação em 13 de abril de 1819.
Bibliografia:
App stellarium
https://pt.wikipedia.org/wiki/Antares
Nenhum comentário