Um Telescópio inovador
Anteriormente falamos sobre o telescópio refrator que por si só foi capas de dividir o mundo inteiro causando mudanças na politica, religião, área de estudos um simples invento
revolucionador para alguns, mas um grande marco para a astronomia que antes era apenas ate aonde os olhos viam. Mas porque surgiu o telescópio Refletor? já que existia um revolucionado o mundo na época? Lembrando que cada instrumento possui suas limitações que falaremos adiante no texto.
Primeiramente irei falar sobre o inventor do telescópio e o que ele buscava descobrir com esse novo modelo de telescopo. Inventado por Isaac Newton no século XVII (o mesmo que descobriu a força da gravidade), com o objetivo de substituir os telescópios refratores por conta da aberração cromática (um ponto já citado). Em bora o Refletor possua pouca aberração cromática que já é um ótimo ponto em contra partida possui aberrações esféricas, mas seus pontos positivos são:
Permitem objetivas de tamanho maior;
Seu tamanho e peso são menores;
Imagem do objeto é mais nítida;
E o custo para adquirir um é menor.
Mesmo assim ambos possuem limitações, mas por ser um telescópio com maior abertura e mais acessível financeiramente é o mais comum para observadores amadores em um nível médio e avançado de pesquisas, e também muito usado em observatórios.
Por esses motivos o Telescópio Refletor se tornou inovador para a astronomia.
Telescópio Refletor de Newton ele utilizou tubos de papelão mas os modernos são de tubos de alumínio (ou pvc, isto é, para os caseiros).
Refletores modernos
Se você gostou do conteúdo comente e compartilhe e leia mais artigos do blog.
Nenhum comentário